O banho do bebê pode ser um momento de relaxamento através da imersão em água quente como num delicioso banho de ofurô. Dar banho no balde, com água aquecida entre 37 e 38º graus cria uma sensação de retorno intrauterino, tornando o banho relaxante e analgésico, ajudando a amenizar cólicas e propiciar um bom sono ao bebê.
Pode ser dado desde recém nascido, só como banho relaxante com o bebê embrulhadinho, ou nu, para que a higiene seja feita também. Para os recém chegados, o banho no baldinho - ofurô deve ser feito com a ajuda de mais uma pessoa, sendo que uma segura o bebê e a outra faz a higienização.
Depois, quando o bebê começa a ficar mais firminho, dar banho no balde é muito mais fácil e tranqüilo, especialmente porque o bebê se sente muito mais seguro na posição semelhante à que ele estava no útero materno, fazendo com que ele adore o banho desde cedo!
No inverno, o balde se torna a melhor opção para que os pequenos não sintam o desconforto do frio durante o banho porque ficam submersos com a água aquecida até a altura dos ombros. É claro que nunca devemos deixar a criança sozinha na água, por nenhum momento, uma regra de segurança básica de qualquer banho para bebês, seja na banheira tradicional ou no balde.
Uma opção diferente que pode vir acompanhada de massagem especial para bebês, conhecida como Shantala, além de aromaterapia com óleos essenciais e cromoterapia.
Já existe no mercado um balde apropriado para os banhos no bebê, o TummyTub, porém, dá pra usar um balde de plástico comum de 15 a 18 litros, desde que ele tenha borda larga e alça reforçada.
Acesso: ardimdeom.blogspot.com.br/2010/07/banho-de-balde-ofuro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário